sábado, 16 de julho de 2011

Tumblr_lod5c3cojj1qf65cyo1_500_large
"O sorriso não é o mesmo que o riso. Separa-os um fosso tão grande como o que separa as lágrimas silenciosas, diante de um desgosto, dos gritos histéricos e lancinantes de quem não sabe dominar-se. Bergson escreveu: “O riso é algo que irrompe num estrondo e vai retumbando como o trovão na montanha, num eco que, no entanto, não chega ao infinito”. O sorriso, pelo contrário é silencioso como chuva mansa que cai e fertiliza a terra ou como brisa suave que acaricia e refresca o rosto. Enquanto o riso é extroversão, o sorriso desvenda delicadamente o interior de quem sorri.
O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. Antoine de Saint-Exupéry diz: “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.
O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri; e, como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem – tudo se resume na harmonia interior.
O sorriso é o que primeiro acontece quando um rapaz e uma rapariga se olham e se enamoram. Não sabem explicar por que se enamoram, mas é-lhes impossível deixar de sorrir para o outro, num sorriso cúmplice de quem não precisa de palavras para dizer o que sente, se o enamoramento contínua vem, a fase em que, juntos, acham graça a tudo, sem prestarem atenção a nada do que os rodeia. Então, por vezes o sorriso muda-se em riso estrondoso, mas cristalino manifestando toda a força da sua juventude. Se o enamoramento leva ao namoro e este ao amor que conduz ao casamento estável, então saber sorrir é fundamental para vencer o desgaste da rotina do dia-a-dia e para evitar o afastamento de dois seres que, vivendo muito perto, estão interiormente afastados – não estão em sintonia.
È pois muito importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumenta-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.
O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão.
Sorrir, porem, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Se há fortaleza interior então há sorriso, mas dorido. Perguntaram um dia a uma doente em grande sofrimento: “Como te sentes?”. A resposta foi desconcertante: com um sorriso dorido respondeu: “Dói-me tudo!”. Mas como anda desvirtuado o sorriso! Será que podemos chamar sorriso ao que vemos no rosto dos que assinam os “tratados de paz e cooperação?”. Não, o que vemos não passa de um esgar.
E termino com uma frase que vinha num calendário de bolso que me dera: “Não critique, ajude; Não grite, conversa; Não acuse, ampare e .. não se irrite, sorria."

7 comentários:

  1. Não é da tua autoria mas amei, e obrigada por me teres dado a conhecer este texto maravilhoso (:

    ResponderEliminar
  2. - está simplesmente lindo e ñ importa ñ teres sido tu a escrever :)
    - se o postaste é pq apreciaste e tens bom gosto o que também é muito bom e importante :)
    - parabéns :b

    ResponderEliminar
  3. Está brutal, gostei muito (:
    Foi bom partilhares o texto maravilhoso que encontraste (:

    ResponderEliminar
  4. amooo, está mesmo bonito ! (L)

    ResponderEliminar